Glossário de termos históricos e Marxista
Ultima atualização: 22/07/2001
Anarquia/anarquismo
O termo anarquia vem dos radicais gregos: an = sem e arqué = poder. O anarquismo é um movimente que defende uma sociedade sem Estado ou qualquer outra instituição centralizadora de poder. Os anarquistas condenam qualquer tipo de hierarquia, defendendo que a única forma de haver cooperação entre os homens é por meio da solidariedade. Nota-se que anarquia e comunismo são correntes muito semenlhantes. Na verdade o que difere basicamente o anarquismo do comunismo são as formas de se atingir essa sociedade sem classes.
Burguesia
"Por burguesia compreende-se a classe dos capitalistas modernos, proprietários dos meios de produção social, que empregam o trabalho assalariado".
por F. Engels
Capitalismo
Modo de Produção que surgiu no fim da Idade Média. Caracteriza-se por ser um sistema simples, pois gira unicamente em torno do capital (riqueza), e mercado (forma de se gerar riqueza). Além disso, o capitalismo é muito dinâmico, ou seja, suas transformações são muito rápidas e intensas.
Estados Nacionais
Denominação genérica dada as monarquias feudais, que surgiram no fim do Feudalismo. Os estados nacionais alavamcaram o desenvolvimento do capitalismo, pois centralizaram o poder político nas mãos dos reis, que representavam a burguesia.
Filosofia Materialista
Corrente filosófica que resolve cientificamente o problema fundamental da Filosofia, o da relação entre o ser e o pensar. Contrariamente ao Idealismo, o Materialismo considera a matéria como o dado primário, original, e a consciência, o pensamento, como o reflexo da relação do ser com mundo. Ao colocar na base do mundo diversos elementos materiais, os filósofos o consideram como um todo unido, com um processo de mudanças e transformações permanentes.
Idealismo
Corrente filosófica desenvolvida por Hegel.
Ludismo
Movimento Operário que se caracterizava por quebrar máquinas nas fábricas. O termo ludismo deriva de Nedd Ludd, que teria sido o primeiro operário a quebrar o tear do patrão, devido a uma discussção o o mesmo.
Mais-valia
É a forma de exploração trabalhista utilizado pelo burguês para gerar lucro. Suponha que o operário leve 2h para fabricar um par de sapatos. Nesse período produz o suficiente para pagar o seu trabalho. Porém, ele permanece mais tempo na fábrica, produzindo mais de um par de sapatos e recebendo o equivalente à confecção de apenas um. Numa jornada de 8 horas, por exemplo, são produzidos 4 pares. O custo de cada par continua o mesmo, assim como o salário do proletário. Com isso ele trabalha 6h de graça, reduzindo o custo e aumentando o lucro do patrão. Esse valor a mais é apropriado pelo capitalista e constitui o que Marx chama de Mais-Valia Absoluta. Além de o operário permanecer mais tempo na fábrica o patrão pode aumentar a produtividade com a aplicação de tecnologia. Com isso o operário produz mais, porém seu salário não aumenta. Surge a Mais-Valia Relativa.
Materialismo Dialético
dialética do materialismo é posição filosófica que considera a matéria como a única realidade e que nega a existência da alma. Ambas sustentam que realidade e pensamento são a mesma coisa: as leis do pensamento são as leis da realidade. A realidade é contraditória, mas a contradição supera-se na síntese que é a "verdade" dos momentos superados.
|
|