Página incial
O que é UJS Nosso Estatuto O Núcleo Livre de Ilhéus/Ba O Socialismo Junte-se a nós p/ mudar o mundo!! Biblioteca Virtual Links selecionados
_

A HISTÓRIA DO HIP HOP

A cultura hip hop é formada pelos seguintes elementos: O rap. o graffiti e o break. Rap - rhythm and poetry, ou seja , ritmo e poesia, que é a expressão musical-verbal da cultura; Graffiti - que representa a arte plástica, expressa por desenhos coloridos feitos por grafiteiros, nas ruas das cidades espalhadas pelo mundo; Break dance - que representa a dança. Os três elementos juntos compõe a cultura hip-hop. Que muitos dizem que é a "CNN da perife- ria", ou seja, que o hip hop seria a única forma da periferia, dos guetos expressarem suas di- ficuldades, suas necessidades de todas classes excluídas... O termo hip hop, alguns dizem que foi criado em meados de 1968 por Afrika Bambaatta. Ele teria se inspirado em movimentos cíclicos, ou seja, um deles estava na forma pela qual se transmitia a cultura dos guetos ameri- canos, a outra estava justamente na forma de dançar popular na época, que era saltar (hop) movimentando os quadris (hip)... O RAP: como já disse anteriormente rap quer dizer ritmo e poesia. Ao contrário de que muitos pensam e dizem por aí, o rap foi criado na Jamaica e não nos Estados Unidos... Por volta de 1960 na Jamaica existiam os "sound system" muitos popu- lares na ilha, pois sem dinheiro a população dos guetos iam para as ruas e ficavam escutando músicas nesses "sound systems" que eram na época algo como hoje é um trio elétrico para nós aqui, só que em escalas bem, mais bem menores... daí então com as músicas com ritmos jamai-canos rolando os "toaster" que ram como os mc's (mestre de cerimônias de hoje) ficavam fa- lando frases e discursos sobre as carências da população, os problemas econômicos, a violên- cia, enfim sobre a dificuldade em geral da classe baixa... A ida desta nova forma de música pa- ra América até então, aconteceu no início de 1970, pois vários jamaicanos tiveram que deixar a ilha do Caribe e emigrarem para a América por problemas econômicos e políticos... Um dos caras que foram para os USA e desembarcaram em Nova Iorque, foi o dj Kool Herc - trazendo em sua bagagem toda a sua experiência naquele ritmo Jamaicano.... Quanto ao primeiro registro fonográfico de rap, há divergências entre os estudiosos, alguns di- zem que foi o grupo "Sugar Hill Gang" que gravou o primeiro registro em vinil para o grande público, outros falam que foi o grupo "Fatback" por volta de 1978.

HIP HOP NO BRASIL

Começou a surgir em meados de 80 por intermédio das equipes de baile, das revistas e dos discos vendidos na 24 de Maio (São Paulo). Os pioneiros do movimento, que inicialmente dançavam o Break, foram Nelson Triunfo, depois Thaíde & Dj Hum / DJ Jack, Os Metralhas, Racionais MC's, Os Jabaquara Breakers, Os Gêmeos e muitos outros. Eles dançavam na Rua 24 de Maio, mas foram perseguidos por lojistas e policiais; depois foram para a São Bento e lá se fixaram. Em 1988 foi lançado o primeiro registro fonográfico de Rap Nacional, a coletânia "Hip Hop Cultura de Rua"pela gravadora Eldorado. Nesse período de ascensão do Rap, a ca- pital paulista passou a ser governada por uma prefeitura petista, o que muito auxiliou na divul- gação do movimento Hip Hop.

Atenciosamente Dj Beto Diretor Cultural da UJS - Núcleo Livre de Ilhéus/Ba
|Webmaster|